Diretor médico recebe o Prêmio Abril & Dasa de Inovação

Especialista em infectologia, Hugo Morales foi premiado representando o projeto Robô Laura, plataforma de inteligência artificial considerada a melhor inovação em medicina diagnóstica de 2019

Com o case do Robô Laura, o infectologista e diretor médico do Instituto Laura Fressatto, Hugo Morales, recebeu o Prêmio & Dasa de Inovação Médica, na categoria Inovação em Medicina Diagnóstica. A premiação, que já é uma das mais expressivas do setor, reconhece ideias e realizações com potencial inovador para mudar a vida e a saúde das pessoas. A cerimônia de anúncio dos vencedores foi realizada na última sexta-feira, 8, em São Paulo. 

“É inadmissível que a gente não invista todos os esforços em salvar vidas e diminuir o sofrimento do ser humano”, declarou Hugo em seu discurso ao receber o prêmio.

O Robô Laura é uma plataforma de inteligência artificial que funciona em 13 hospitais piloto de três estados brasileiros e detecta precocemente riscos de deterioração clínica dos pacientes. Em 1.003 dias de operação, já ajudou a salvar 12.283 vidas, média de 12 por dia. 

O Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica levou em consideração critérios como capacidade disruptiva, impacto e relevância, uso de tecnologia, aplicabilidade e abrangência. A categoria do prêmio Inovação em Medicina Diagnóstica contou com votação e análise de um júri com alguns dos maiores nomes da medicina: Paulo Saldiva (USP), Thiago Julio (Dasa), Giovanni Guido Cerri (FMUSP), Romeu Côrtes Domingues (Dasa), Jose Eduardo Krieger InCor-HCFMUSP) e Alberto Duarte (FMUSP).

Sobre o Instituto Laura Fressatto

O Instituto Laura Fressatto é uma organização sem fins lucrativos que utiliza inteligência artificial e machine learning em hospitais para identificação precoce dos riscos de deterioração clínica. O recurso, criado pelo arquiteto de sistemas Jac Fressatto está ativo desde 2016 e ajudou a reduzir, em média, em 25% a taxa de mortalidade hospitalar. Além de ajudar a salvar vidas, a tecnologia é um instrumento para otimização de tempo e recursos em saúde.